Quando uma pessoa decide alugar um imóvel, inúmeras dúvidas surgem, principalmente referente as medidas que garantam o pagamento mensal até o fim do contrato. Já mostramos aqui a diferença entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel.
O título de capitalização é mais uma forma de garantia e, talvez, a menos conhecida de todas. Um ponto importante a saber é que essa pode ser a forma mais vantajosa para ambas as partes. Confira abaixo algumas regras e como funciona. Ele também surge como opção para substituir o fiador e é oferecido pelas grandes empresas do setor de seguros.
Neste caso, o valor será acertado entre o inquilino e o proprietário. O locatário vai desembolsar esse valor, que servirá como garantia caso haja inadimplência. O título valerá enquanto o contrato de aluguel estiver vigente.
Para o proprietário, a vantagem é que, em caso de não pagamento, ele poderá usar o dinheiro para cobrir as despesas. Já para o inquilino, além de participar de sorteios de prêmios em dinheiro, ele também poderá sacar o valor ao final e ainda corrigido pela TR (Taxa Referencial de Juros Diária), caso não esteja devendo nada.
No mercado, existem várias opções, como a Sul América e Porto Seguro, mas é importante fazer pesquisa para ver a que mais se adequa com o perfil do proprietário e do inquilino.